Na última sexta-feira, 15 de agosto de 2025, em Salvador-BA, aconteceu a primeira edição do Prêmio Okán, realizado no Cine Teatro Boa Vista. O evento teve como objetivo principal homenagear os guardiões das Religiões de Matriz Africana, aqueles que cuidam do Axé com o coração.
Com um público expressivo, formado não apenas por pessoas da capital, mas também de diversas regiões do Estado — como a presença do Babalorixá Jean Lopes, do Ilê Axé Obá Lajá de Muritiba-BA —, a noite foi marcada por testemunhos de fé, reconhecimento de trajetórias, além de belas apresentações culturais.
Idealizado e presidido pelo Babá Egbé Wallace de Oxalá, o Prêmio Okán celebrou personalidades e sacerdotes que, com dedicação e compromisso, contribuem para a defesa, valorização e preservação das Religiões de Matriz Africana.
Na ocasião, o Supervisor Nacional da FENACAB – Federação Nacional do Culto Afro-Brasileiro esteve presente, sendo também um dos homenageados. Em seu pronunciamento, agradeceu à Manuela Ty Osún e a toda a organização do prêmio pela indicação, parabenizou os envolvidos na realização do evento e reafirmou o compromisso e pertencimento da FENACAB com os espaços sagrados e com o Povo de Santo.
A noite entrou para a história como um marco de respeito, união e valorização da espiritualidade afro-brasileira, demonstrando que o Axé se fortalece quando caminhamos juntos, de forma firme e forte na luta.

